quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ciência e Religião - Será que existe alguma relação?

Há muito tempo eu me questiono sobre os mistérios contidos na bíblia, mas sem sucesso. Um dia desses, assintindo a um desses documentários, me deparei com um programa que estava fazendo pesquisas para provar que há um fato científico por trás das passagens bíblicas. Nesse dia, especificamente, falavam sobre como Moisés abriu o Mar Vermelho.

A partir daí comcei a levantar algumas hipóteses (não científicas), mas algumas coisas se encaixaram.
Voltando ao Mar Vermelho, será que podemos crer em milagres? Daí me pergunto também, o que é milagre? Seria uma resposta praquilo que não sabemos?
Dinate disso veio-me outro questionamento: até que ponto podemos evoluir no que refere-se á tecnologia? O quanto existe ainda nesse universo que o homem não conseguiu descobrir? Será que existe alguma coisa a ser descoberto ainda? Atualmente existem quase 7 bilhões de pessoas no mundo, será que ainda não nasceu alguém que vai descobrir coisas novas?

É em cima de questionamentos como esses que ao invés de termos as respostas, enchemo-nos de mais questionamentos ainda.
Voltando ao ponto principal, de ciência e religião, peguemos como exemplo a passagem de Moisés pelo Mar Vermelho. Seria possível mesmo uma pessoa ter poderes para realizar tal façanha? Seria um Milagre? Ou teria uma explicação científica?

Pode ser tudo bobagem, mas a explicação científica que eu assisti nesse documentário, pra mim fez sentido. Trata-se de um fenômeno bem raro que acontece em condições propícias e cada tanto anos, onde se tem rajadas de ventos tão fortes do sentido da terra ao mar, capazes de afastar a água do mar há alguns metros da costa por alguns instantes. Porém quando imaginamos que Moisés abriu o Mar, imaginamos que ele o fez bem no meio do oceano, mas não foi bem assim. Segundo investigações mais implícitas nos relatos bíblicos, pela descrição dessa passagem, Moisés não atravessou o mar pelo meio, e sim perto da costa, onde o mar era mais estreito e próximos a penhascos, de forma que o mar não se abriu ao meio, e sim se afastou um pouco da costa.

Resumindo, essa teoria científica (teoria por se tratar de aonteceidmento relatado, porém comprovada através de estudos), me trouxe mais um questionamento: Será que Moisés era um profundo conhecedor de física e astrologia e sabia que a condição naquele momento era propício para o fenômeno? Ou será que ele deu sorte de estar presente no lugar certo e na hora certa? Ou, seria um milagre?

Nunca vamos saber a verdade, mas esses questionamentos me levam a crer que existe sim uma relação entre a ciência e a religião. Como eu disse no início, milagre é o nome que se dá ao que não tem explicação. Mas volto a questionar: Não tem explicação ou o homem ainda não descobriu?

Não questiono a existência de Deus, mas questiono se os Milagres existem. Tomemos novamente o exemplo de Moisés. Foi provado que esse fenômeno pode acontecer sim, então será que Moisés já sabia disso ou teve sorte? Nesse ponto já descarto o milagre, mas não a existência de Deus.

Antes de me criticarem, esperem que eu conclua meu raciocínio. Não acredito em milagres, mas acredito que tudo tem uma explicação científica, por mais que muitas coisas ainda não tiveram respostas. Mas se formos nos questionar mais profundamente, podemos nos deparar com a seguinte questão: De onde vem a ciência? O que explica que tudo se encaixe e tudo tenha sentido? Aí eu acredito que existe um Deus que está por trás de tudo isso.

De algum lugar nós viemos. De algum lugar vieram as coisas ao nosso redor, como a água, as plantas, os animais, etc. Para tudo isso, cientificamente é provado que são resultantes de junções e evoluções moleculares, mas como eu falei, vamos mais fundo: mas da onde vem as moléculas?

Quem teve a brilhante ideia de engenhar tudo isso e foi capaz de fazer tudo se encaixar e funcionar? Um outro exemplo, quem é capaz de responder com exatidão da onde vem a vida? Como nós nascemos? Como pode um simples embrião fecundar e evoluir no que somos hoje? Quem explica isso? Quem explica esse prólogo anterior á ciência? A ciência consegue explicar tudo desde a formação do óvulo e do espermatozóide até a morte do ser humano. Mas antes disso, quem está por trás disso?

Na minha opinião, o grande Milagre é Deus, porém ele criou tudo com uma sabedoria celestial, que como eu disse, tudo se encaixa e a ciência consegue explicar. O que não há resposta concreta é o que é Deus? Quem é Deus? Isso sim é um grande milagre, pois sabemos que tudo existe por um propósito, mas como conseguimos explicar isso?

Não quero fazer desse artigo uma visão religiosa e nem científica. Mas acredito sim que Deus existe, e que a ciência com o passar dos anos poderá provar tudo o que hoje entendemos ser milagre. Pois a criação foi tão perfeita, que não deixou nenhum ponto sem nó. Tudo o que acontece e temos hoje foi programado, calculado e planejado nos mínimos detalhes. Cabe a ciência agora, descobrir o que há para ser descoberto ainda e desmistificar os vários milagres ainda não explicados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário